Processo de rastreabilidade


#1

Olá Pessoal.

Boa Tarde !

Estou implantando o ERP-Compiere aqui na empresa e estou tendo muitas dificuldades em encontrar um solução para o seguinte problema:

Como a empresa vai trabalhar com material relacionado a saúde, a ANVISA obriga que eu tenha uma sistema que rastreie a materia-prima desde a sua origem até o seu destino, esse rastreamento deverá ser por número série/lote.

Ou seja:

Um fornecedor me vende matéria-prima X,Y,Z
Eu produzo um produto A que é composto pelos itens da matéria prima X,Y,Z

  • Quando o fornecedor me entregar a matéria-prima tenho que lançar o número de série/lote que consta na embalagem da matéria-prima ou da nota fiscal no sistema, para cada item 1 número de séri/lote.

  • Quando eu produzir o produto A, eu preciso também gerar um número de série/lote para meu produto que neste caso é o produto acabado. Esse número de série/lote é a minha fábrica interna que vai criar para controle e que vai na embalagem do produto acabado.

  • Quando for vendido o produto acabado, terá que haver um evidência no sistema, um relatório que diga que:

A matéria-prima X,Y,Z que compõe o produto A, tem o número de série/lote 123/321 123/321 123/321, foi vendida para o cliente AAA, com a nota fiscal 123, duplicata 123 etc… etc… etc…

Dessa forma tenho a rastreabilidae no sistema que é o que a ANVISA tá pedindo.

Eu já consegui compor o produto A usando o BOM, e tentei fazer uns teste usando o número de série e instâcia de atributos, mas não consegui entender o conceito.

Me falaram que eu posso customizar o sistema a meu modo para poder ter qualquer tipo de informações que eu queira, porém o banco de dados que eu uso é o oracle e para mim é uma caixa-preta, pois eu não tenho nenhuma informações das tabelas envolvidas no processo e isso tem dificultado sobremaneira a minha vida, uma descrição de o que cada tabela armazena bem como as informações das linhas ajudaria muito.

Alguém usa isso e tem um exemplo de tela para me passar funcionando, ou qualquer outra informação ?.

Grato.


#2

Olá,

Para a sua necessidade acredito que não será preciso customizar. Entre com o usuário e senha GardenAdmin na regra Garden World Admin, depois navegue até o cadastro de produtos. Dê uma olhada no produto Fertilizer. Ele possuí um controle de Lote.

Quando vc receber este produto de um fornecedor vc precisará selecionar qual lote ele pertence. E sempre quando for consumir (venda ou produção) vc vai precisar selecionar o produto e o lote.

Att.


#3

Olá

Então

ralexsander

Eu já fiz isso.

A minha grande dificuldade hoje é entender esse conceito, pois não ví ainda alguma coisa funcionando, queria um exemplo passo a passo de como proceder.

E também haverá um momento que terei de evidenciar isso por um relatório e por uma consulta.

Grato pela ajuda.


#4

Voce deve cadastrar um tipo de Atributo Nro de Lote, e colocar ele como um atributo de instancia (para que cada lote seja controlado separadamente) tanto nas materias primas quanto nos produtos e colocar como obrigatorio, tanto na entrada quanto na saida.

Na entrada das materias primas vc ira informar a instancia (lote). ele ira controlar o estoque separadamente: para ver como isso funciona vc deve entrar por ex na tela de informacao do produto, no botao historico, na aba disponivel para prometer… ira mostrar o saldo de cada lote.

Voce consegue gerenciar tambem o custo por lote.

Nos produtos de venda 'e a mesma coisa.

Tem uma tela chamada Instancia de Conjunto de Atributo onde voce consegue buscar por lote, e saber de onde veio e p/ quem foi.

O que faltaria seria uma consulta que relacionasse os lotes utilizados na producao, mais nao me parece dificil fazer.

Voce tera que analisar as tabelas: M_AttributeSetInstance (Instancia do Atributo), M_InOutLine (Movimentacao de Entrada/Saida, M_InvoiceLine (Linha da Fatura), M_OrderLine (Linha da Ordem)…

Talvez esteja faltando alguma coisa, mais o comeco e’ por ai.


#5

Obrigado eliercio, vou tentar fazer esse processo.


#6

Ja alterei o ValidatorInOut.java para controla os atributos aqui [url]Alteração ValidatorInOut.java] , mas eu queria saber caso o mesmo produto com atributos diferentes pode ter preços diferentes??? O que estava vendo é que o mesmo produto que tenha varios atributos so pode ter um preço!

       Produto  01 =  Camisa
       atributo 01  = Grande
       atributo 02 = Azul
                                             ----Preço 12

       Produto  01 =  Camisa
       atributo 01  = Medio
       atributo 02 = Amarela
                                             ----Preço 15

#7

Que eu saiba nao tem como, as instancias devem ter o mesmo preco. Mais nesse caso em que vc tem preco e custo diferente fica interessante ser produto diferente para analise de giro, reposicao e rentabilidade.


#8

Estou tentando organizar o meu cadastro de produto, tenho mais de 15.000 mil itens e fica facil da pessoa cadastrar o mesmo produto duas vezes ex. Envelope Branco A4 o mesmo produto pode ser cadastrado mas com descrição diferente Envelope Branco A4, esse ultimo tem apenas um espaço a mais e o sistema deixa cadastrar e ja por atributo ficaria mais dificil isso acontecer.

EX…Tenho varios envelopes, queria ter o cadastro do produto envelope e os atributos para ele como cor, tamanho, papel. Mas assim não tenho como controlar por preço, se tiver algum atributo mudando o preço ai sai da regra.

La na Garden tem poucos produtos e não tem como tomar por referencia isso, alguem tem algum cadastro de produto e categorias de produtos para tomar por exemplo “amostragem” .