Aluguel de equipamentos


#1

Bom dia,

Estou procurando no sistema e não encontrei nada de como eu poderia estar fazendo uma locação de equipamentos.
No meu caso eu tenho produtos para venda, locação e comodato, também tenho serviços porém não estou encontrando como posso resolver a situação da locação e do comodato.

Agradeço desde já.


#2

Olá Augusto,

Você pode controlar a parte de Aluguel e comodato usando o Adempiere e desenvolver alguns relatórios para seu controle. Sugestão:

Crie tipos de documento específicos para Venda, Comodato ou Locação. Quando os equipamentos retornarem, utilize a janela de RMA (ARM) para que você tenha o controle de cada material que está retornando. Assim é possível desenvolver um relatório para saber os equipamentos que estão alugados e em que empresa eles estão. Para longos períodos de locação você pode utilizar a janela “Recorrente” assim você pode cobrar pela locação mensalmente por exemplo, sem ter que re-digitar todo mês os valores de cobrança.

Att.


#3

ralexsander

Qual seria a tela de ARM?
E eu fiz alguns teste e quando eu gero uma locação ele não reduz do meu estoque o que poderia ser isso?
O que eu fiz foi criar um novo tipo de documento chamado ‘Locação’ como sugerido na sua resposta anterior e depois gerei uma cotação e a converti para o tipo Locação porem o material locado não foi subtraido do meu estoque.

Obrigado


#4

Encontrei aqui no fórum esse link viewtopic.php?f=2&t=292&start=0
Gostaria de saber se eu poderia estar fazendo algo parecido com um produto?
E se sim, como isso poderia ser feito?

Obrigado


#5

Olá Augusto,

O ARM (Autorização de Retorno de Material) é uma janela para efetuar a devolução de alguma mercadoria que saiu da empresa. Nesta janela é possível vincular a saida do material com o retorno.

Como você disse, existe a opção de utilizar o controle de recursos.

Sobre o problema do estoque, você completou a expedição e mesmo assim o problema persiste?


#6

Então como eu poderia utilizar essa opção de controle de recursos???

Obrigado


#7

Bom dia,
Criei um novo tipo de documento ‘Locação’ ele possui o ‘Tipo de base de Documento’ = ‘Ordem de Venda’, e o resto dos campos deixei como vem por padrão primeiro porque não entendi direito para que eles servem e segundo que preciso inicialmente fazer testes e preferi começar com algo mais padrão para poder ir me aprofundando mais aos poucos. Minha versão do Adempiere é a 360LTS, porém quando eu converto uma proposta para o tipo de documento ‘Locação’ eu não consigo mais vê-lo na tela de ‘Ordem de Venda’, e não consigo concluir a locação.

Alguém saberia através dos meus passos onde eu estou fazendo errado ou como eu deveria fazer para conseguir fazer locações??

Agradeço desde já