Cadastro de Componentes/Produtos

Eu gostaria de cadastrar o preço de diversos componentes de forma que o Adempiere me desse o preço final de um produto, baseado na soma total de todos os componentes que o compõem.

O problema é que tenho dois valores para cada componente. Um com impostos e outro sem impostos.

Aqui na empresa, assim que compramos um componente (digamos, um resistor) ele vem com dois preços: o preço de custo (com o valor de ICMS e IPI embutidos) e o preço unitário (sem o valor de ICM e IPI).

Vamos a um exemplo:

Descrição
RESISTOR DE CARBONO DE 10 ohms

Custo(R$)
0,0064

C. Unit(R$)
0,0058

ICMS (%)
18%

IPI (%)
10%

ICMS(R$)
0,001044

Para a nossa empresa, o cálculo é feito da seguinte maneira: Custo = C.Unit*(1+(IPI/100)); e ICMS(R$) = C. Unit*(ICMS (%) /100). Portanto, o Preço de Custo é resultante do cálculo do Custo Unitário acrescido dos impostos.

Como fazemos para cadastrar esses dois valores no Adempiere? Ou seja, como faço para cadastrar o Preço de Custo com os impostos para o Adempiere?

Bertassi,

Neste caso, o ideal seria o cadastro de 2 listas de preços, exatamente como você descreveu, sendo uma com impostos e outra com os valores líquidos.

Quanto ao cálculo/somatória para saber o custo de lista materiais, existem duas maneiras:

Se o material não estiver marcado como “estocado” e possuir uma lista de materias, ao incluí-lo em uma Ordem de Venda seu preço será automaticamente calculado com a somatória dos valores.

No entando, se o material estiver marcado como estocado, será necessário criar um relatório ou até mesmo uma coluna do tipo SQL, que irá apresentar os resultados de maneira mais dinâmica.

Um abraço,
Eduardo.