Cancelamento da Fatura

Olá…

No Compiere existem as ações “Anular” (Void) e “Estornar-Corrigir” (Reverse - Correct)… Eu testei as 2 ações e verifiquei que o resultado é o mesmo. O sistema marca a fatura original de acordo com a ação escolhida e gera uma nova fatura com valores negativos, imagino por causa da contabilidade…

Porém esse procedimento me parece estranho, principalmente na realidade brasileira… se um cliente precisa cancelar uma nota fiscal, por exemplo, não vai querer que o sistema crie outra nota fiscal “negativa” na sequência.

Outro fato que percebi é que nenhuma das 2 ações reverteu o estoque dos produtos da fatura, ou seja, o estoque permaneceu o mesmo após a fatura ser anulada/estornada.

Existe outra alternativa ou este processo também teria que ser “tropicalizado”?

Eu acredito que esta é uma funcionalidade que não foi concluida no Compiere, acho que a idéia principal era (eu acho):

Anular: Criar um contra-documento com a mesma data do documento anterior.
Estornar: Criar um contra-documento na data do cancelamento.

Este processo é bastante usado em ERP para efetuar os cancelamentos, ao invés de apenas “apagar” o documento cancelado, acredito esta ser a forma correta, pois assim você consegue manter o histórico das trasações.

No caso do estoque ele não muda mesmo porque ele fica em outro documento, pra você ter de volta o saldo do estoque você precisa cancelar também o documento de Embarque/Recebimento, que segue a mesma lógica da Fatura.

Att.
Ricardo Santana

Ricardo,

Esqueci que a fatura não movimenta estoque…

Com relação ao cancelamento, meu intuito é marcar a nota como “cancelada” e mantê-la no sistema, e não excluí-la… Neste processo de criar o contra-documento, é possível parametrizar para que seja gerado em outro tipo de documento, para manter a sequência da fatura ?

Emerson,

No AdempiereLBR, nós temos uma tabela de Notas Fiscais, ou seja, depois de gerada a Fatura, o sistema gera a Nota Fiscal nessa tabela.

Justamente para atender esse tipo de exigência local.

Um abraço,
Eduardo.