Como instalar via localhost ?

Olá pessoal, procurei em todos os lugares de como instalar localhost e nao encontrei, alguem poderia me ajudar? Pois tenho 2 maquinas quero deixar uma como servidor, Mas quero poder entrar como cliente da outra maquina.

Você conseguiu fazer a instalação do ADempiere?

Caso a instalação tenha sido feita com sucesso, um detalhe importante para o funcionamento através da rede é que o hostname de sua máquina esteja corretamente configurado no /etc/hosts (c:\Windows\system32\drivers\etc\hosts se for uma máquina windows) ou através de um servidor DNS

Você precisa conseguir “pingar” sua máquina através da rede através do nome.

Um abraço,
Eduardo.

Olá, esse caminho q vc passou acima esta assim :

For example:

102.54.94.97 rhino.acme.com # source server

38.25.63.10 x.acme.com # x client host

127.0.0.1 localhost
200.143.15.26 nprotect.battlelands.net

Ou seja, esse 200.143 … é de um jogo

Mas como faço com o adempiere? fiz toda a instalação com sucesso mas n sei como fazer o q escrevi acima.
Instalei o APACHE TOMCAT Mas n sei como configurar pois da esse erro ao digitar :

rafa/adempiere/index.html

ERRO :

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

java.lang.UnsupportedOperationException: DB.getConnectionRO - @NoDBConnection@
org.compiere.util.DB.getConnectionRO(DB.java:485)
org.compiere.util.CStatement.local_getConnection(CStatement.java:843)
org.compiere.util.CPreparedStatement.local_getPreparedStatement(CPreparedStatement.java:806)
org.compiere.util.CPreparedStatement.executeQuery(CPreparedStatement.java:154)
org.compiere.util.Env.verifyLanguage(Env.java:964)
org.compiere.util.WebSessionCtx.setLanguage(WebSessionCtx.java:379)
org.compiere.util.WebSessionCtx.(WebSessionCtx.java:106)
org.compiere.util.WebSessionCtx.get(WebSessionCtx.java:77)
org.compiere.www.WFilter.doFilter(WFilter.java:102)
org.jboss.web.tomcat.filters.ReplyHeaderFilter.doFilter(ReplyHeaderFilter.java:81)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/5.5.9 logs.

ok, vamos fazer um passo a passo.

Instalando Adempiere 3.2.0 (Windows) (a instalação do Adempiere é a mesma para o Postgres (ele é mais chato, por causa do PL/JAVA) e Oracle)

Baixe do sourceforge o Adempiere 3.2.0
Baixe o JDK 1.5
Baixe o Oracle XE ou o Postgres 8.2

Crie um pasta C:\Adempiere

Adiciona as seguintes variáveis de ambiente:
JAVA_HOME=c:\caminho do java (Ex: c:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.5_0.13)
ADEMPIERE_HOME=c:\Adempiere

se vc for usar o Postgres, adicione ao PATH, isso:
C:\caminho java\bin;C:\caminho java\lib;C:\caminho java\jre\bin\client;C:\caminho java\jre\bin;C:\caminho postgres\bin;C:\caminho postgres\lib

Descompacte o Adempiere, na pasta c:\Adempiere
Instale o JDK
Instale o Gerenciador de Banco de Bados, no Postgres tem mais um passo que é instalação do PL/JAVA (veja na wiki do adempiere [url:5e093]http://www.adempiere.com/wiki[/url:5e093]

execute c:\Adempiere\RUN_setup.bat

clique no botão teste, se tudo estiver OK, clique no botão salvar
(ERROS comuns são com as portas HTTP e SSL: prefira as portas 1080 e 10443)

Feito isso, agora precisamos fazer o Import da Base do Adempiere
exeucte o script c:\Adempiere\utils\RUN_ImportAdempiere.bat

Pronto, o Adempiere já está instalado na sua máquina, agora para torna-la um servidor e as outras máquinas conectarem nela, vc precisa do seguinte:

Iniciar o servidor do Adempiere: c:\Adempiere\utils\RUN_Server2.bat (se nenhum erro acontecer, tudo certo, demora em média 40s para subir o servidor) OBS: não pode fechar a janela do DOS

Bom, o servidor está no ar, vamos iniciar um client em outra máquina

A máquina client, deve conseguir acessar o servidor pelo nome e não só pelo IP, por isso a mensagem anterior do emontenegro
faça o teste:

ping nomedoservidor

Se responder está tudo certo, podemos ir para o próximo passo, caso vc não consigo vc deve alterar o arquivo hosts da máquina cliente e adicionar a linha

nomedoservidor ipdoservidor

Agora sim, a parte mais fácil:

abra o internet explorer na máquina cliente e digite
nomedoservidor:porta (acima eu falei para usar a 1080)

Se tudo estiver correto vai abrir uma página do servidor do adempiere, dai é só clicar no botão WebStart que a aplicação será iniciada e um ícone na área de trabalho será criado

Ja fiz tudo isso mas n funciona !

coloquei o ip em C:\WINDOWS\system32\drivers\etc tudo certo
ip 192.168.1.2 localhost

mas nao funciona

dai coloco 192.168.1.2/admin/

funciona de boa, so q em minha maquina q sera o servidor, ja em ooutra nao funciona

é acho que vc não entendeu muito bem como funciona o arquivo hosts.

um exemplo:

máquina servidor:
no dos, se executarmos o comando

hostname = servidor
ipconfig = 192.168.0.2

OK, agora já sabemos o nome da máquina do servidor, vamos na máquina cliente e adicionamos esta linha no arquivo hosts

192.168.0.2 servidor

na máquina cliente se digitarmos

ping servidor

o mesmo vai responder do ip 192.168.0.2

é isso que vc precisa fazer

Prezados,

Aproveitando o tópico, estou com um problema parecido.

Depois de apanhar bastante - pois sou totalmente inexperiente em Linux - consegui montar meu servidor (Ubuntu Server + ADempiere).

O meu problema está sendo com a conexão dos clientes: fiz toda a configuração na máquina cliente, mas quando entro na tela de configuração do ADempiere o teste de aplicação passa mas o teste de conexão não. Notei que no PostgreSQL o servidor está identificado como ‘adempiere (localhost:5432)’ mas quando coloco localhost no assistente de conexão do cliente ele não consegue testar o banco de dados, imagino que talvez seja pelo fato do nome do servidor ser localhost… Alguém sabe me dizer como mudo o nome do servidor no PostgreSQL / ADempiere ou como resolvo este problema???

Obrigado,

Paulo

Paulo,

Acho que o seu problema é resolvido apenas mudando a configuração do adempiere de localhost para o ip da máquina servidora. Acho que é no RunSetup.sh que você muda essa configuração.

O cliente pega a mesma configuração que esta no servidor, se você configura como localhost quando o cliente tentar acessar ele vai procurar o servidor nele mesmo. O nome localhost é sempre uma referência a própria máquina, resolvendo para o ip 127.0.0.1

Espero que resolva seu problema.

Abraço

Felipe,

Eu tentei isto, fiz da seguinte forma:

Parei o servidor do ADempiere, deletei o banco via PGAdmin e rodei novamente o RUN_setup, imaginando que poderia na tela inicial alterar o nome do banco, mas não obtive sucesso pois o único nome que passava no teste era o localhost.

Numa atitude mais ‘radical’ (para não dizer insana… rs) tentei até redefinir o localhost da máquina cliente para o ip do servidor usando o arquivo lmhost mas, como eu imaginava, foi inútil.

Estou sem saber o que fazer… :frowning:

Abs,

Paulo

Não sei fazer isso. Mas, sei que após instalar o Postgres é preciso alterar suas configurações para que ele aceite conexões externas. Já vi amigos meus tendo que fazer isso, acho que é o seu problema.

Abraço

As configurações para que Postgres aceite conexões de outras máquinas da rede eu fiz, acho que o problema mesmo está no nome do servidor de banco de dados, não pode ser localhost e deve ter uma maneira de mudar isso, só preciso descobrir como.

Abs

Paulo verifique duas coisas:

/etc/hosts
verifique se não tem uma entrada 127.0.1.1 localhost, o ubuntu as vezes cria esta entrada, para comenta-la

caminho do postgres/postgresql.conf
verifique uma das primeiras linhas do arquivo, que informa em quais endereços o mesmo pode receber conexão, por padrão a opção é ‘localhost’, altere para ‘*’

sds, Mario

obrigado mario,

no postgres.conf eu tenho certeza que mudei para ‘*’ mas assim que chegar ao escritório nesta quinta vou verificar os dois arquivos.

tks,

paulo

Caso resolvido! :slight_smile:

Existem dois arquivos postgre.conf, sendo um em /etc/ld.so.conf.d e outro em /usr/local/pgsql/data/, eu não havia alterado o primeiro e ele estava configurado para receber conexões somente do ‘localhost’.

Fiz a alteração e consegui reconfigurar o banco no Postgre.

O arquivo /etc/hosts etava ok.

Obrigado a todos! :slight_smile:

Abs,

Paulo

Alguem poderia ajudar? nao consegui mesmo. tipo inicio em uma maquina o RUN_Server2 q qero deixar como servidor. agora estou em um notebook em um outro local e qero rodar o adempiere como cliente. mas n consigo. vou em (no pc q qero como servidor) e esta assim :
C:\WINDOWS\system32\drivers\etc

e me aparece esse ip
#192.168.1.3 rafa.mshome.net # 2013 12 3 11 21 35 42 875

e vou no dos e me aparece esses :

sufixo DNS especifico de conexao :
endereço de ip … …192.168.15.100
mascara de sub-rede … 255.255.255.1
gateway padrao…192.168.15.1

qndo vou iniciar o ademp pra logar esta assim

Nome: Rafa{localhost-adempiere-adempiere}
Serviço de aplicação : Rafa
Porta TCP 1099
Conection : LAN

PODERIAM ME AJUDAR ? preciso muito rodar esse programa em outra maquina.