Compiere e suas variáveis

Pessoal,

Vou expressar aqui minha opinião pessoal sobre porque utilizar o Compiere.

Quando identifiquei o Compiere através de buscas na internet três coisas me deixaram interessado:

• Ser Open Source;
  • Existir uma empresa (a Compiere, Inc.) que pode ajudar caso problemas sérios venham a ocorrer;
  • O banco de dados Oracle;

Por que estes fatores:

• Bem o fato de ser Open Source, acho que dispensa comentários… :wink:

• Existir uma empresa, a Compiere, Inc.:
    Como fiz minha primeira implantação de Compiere em uma empresa de tamanho razoável, não podia correr risco com relação aos dados e a continuidade do negócio, portanto a Compiere existir como empresa foi fundamental no processo de decisão pelo cliente;

• O banco de dados:
    O nome Oracle dispensa comentários, e política de preços para o Standard Edition One é bastante interessante (+/- R$300,00 por usuário) pagos uma única vez;
    Considero este valor bastante razoável para fazer parte de um projeto de ERP como o do Compiere;
    Agora, com a opção do Express Edition, melhor ainda;

Durante estes dois anos que estive trabalhando com o Compiere, tive a oportunidade de estar pessoalmente com o Jorg em duas oportunidades, fora vários e-mails e conversas por telefone…

A Compiere, Inc. até pouco tempo atrás era basicamente uma empresa de duas pessoas (Jorg e Kathy), e eles precisavam (e ainda precisam…) viver de Compiere.

Por tanto, entendo, e acho justo o fato deles venderem os serviços (suporte, parceira, manuais)

Quanto ao relacionamento deles com a comunidade, nunca tive problemas, mas sempre levei em consideração a falta de tempo deles. Eles eram apenas dois!

Sobre o “sumiço” da Compiere durante este ano:
Acompanhei o processo todo, e acredito que o Jorg passou por um extenso processo para conseguir o investimento do capital de risco, e para isso ele que se dedicar, o que gerou dois problemas:

• Primeiro, náo sobrou muito tempo para continuar trabalhando no produto;

• Depois, imagino que ele deve ter assinado “zilhões” de acordos/contratos de confidencialidade que o impediam de comunicar a comunidade o que estava acontecendo;

O que eu vejo para o futuro:

• A Compiere agora tem dinheiro e tenho certeza que irá criar um mecanismo para receber as contribuições da comunidade;
    Anteriormente, não vejo como o Jorg e Kathy dariam conta de gerenciar isso, agora eles estão formando uma equipe para isso;

• O compromisso do Compiere com a comunidade, na minha opinião ficou claro com a adoção da licença GPL;

• Para projetos de ERP, contar com uma empresa como a Compiere é muito importante, e agora, ainda poder utilizar uma versão gratuita do Oracle, ficou muito melhor.

Por todos estes motivos não procurei outras alternativas e continuo “vestindo a camisa” do Compiere.

Mais uma vez, gostaria de deixar claro que esta é minha opinião pessoal e não tenho nada contra outras alternativas como Adempiere, OpenBravo, etc …

Aliás, acho que tudo isso contribui de forma positiva, pois são todos projetos Open Source e o melhor de cada um sempre poder ser aproveitado.

Um abraço.

Acredito que quanto mais os desenvolvedores de Compiere no Brasil se focarem no projeto Compiere original, divulgando o projeto, ajudando nas resoluções de problemas e ajudando a Compiere Inc a se manter, quando possível registrando implementações e adquirindo manuais por exemplo, o nome Compiere se tornará cada vez mais forte beneficiando a continuidade e melhoria continua do projeto e conseqüentemente a popularização do Compiere no Brasil.

Acredito que o Compiere tem potencial e foi feito para brigar com ERPs de porte de SAP e Oracle e falando em mercado nacional, ganhar fácil de concorrentes conhecidos.

Para isso precisamos de uma forte corrente e unida, principalmente focada em um projeto, e não criando várias vertentes que terão curva de aprendizado e popularização começando do zero.
Como diz a famosa frase, “a união faz a força” e com o Compiere aderindo ao Oracle XE, e modificando a licença para GPL, creio que o projeto se torna cada vez mais vencedor e com potencial para agradar os entusiastas do Open Source.

O Compiere não depende somente da Compiere para ser vencedor, e sim de iniciativas como esse fórum por exemplo, que mantém sempre vivo o projeto!!

Abraços

Olá Montenegro,

este é meu primeiro post aqui. Estou estudando bastante a solução Adempiere / Compiere para entender se ela iria atender a nossa empresa. Por isso seu fórum é de extrema importância para mim.

Como em todo produto novo, o estudo leva também a mais questões, e já tenho diversas dúvidas! rsss

Uma delas, razão do meu post aqui é: entre o Compiere e o Adempiere, na prática, quais as grandes diferenças entre eles, em termo de confiabilidade, de resolução de problemas (seja pelos fórums ou por consultores) e adaptabilidade para o mercado brasileiro (como vc já fez no AdempiereLBR)?

Pelo que entendi o Compiere é mantido pela empresa de mesmo nome, e em um primeiro momento concordo com o que vc diz em sua mensagem, em relação ao fato de existir a empresa por trás de um SW, dando o devido suporte. Mas aqui no Brasil, o quanto isso é realidade?

Obrigado pela resposta!

Um abraço,

Alexandre

Alexandre,

O Compiere tem um modelo de negócios um pouco diferente, com algumas diferentes versões de suporte que você contratar diretamente da Compiere, Inc. para ter acesso a correções de bug, service packs, etc …

Esse suporte é referente a isso, se você tiver dúvidas sobre a operação do sistema, como realizar determinado processo de negócio dentro do sistema, este tipo de coisa, sua alternativa é recorrer a consultorias e a comunidade que ajuda os usuários.

No ADempiere tudo é open source e disponibilizado para comunidade, desde que o projeto ADempiere foi fundado, nós da Kenos, acabamos mais envolvidos com essa solução, pois percebemos que o mercado brasileiro está mais direcionado para esse lado.

As empresas geralmente tem orçamentos apertados para implantação do sistema e não estão dispostas a pagar por um contrato de suporte como o oferecido pela Compiere, Inc.

Nós temos uma boa experiência com os dois sistemas e qualquer um dos dois é capaz de atender (ou ser modificado/customizado) para atender suas necessidades, no entanto, hoje no Brasil esse caminho é mais fácil através do ADempiere que está com a localização Brasil já preparada para ele.

Um abraço,
Eduardo.

Olá!

Sei um pouco sobre a versão Brasil do Adempiere, mas quero entender: ele atende a legislação brasileira?

Acabei de mandar email para vc para uma visita para conversarmos. Espero sua resposta!

Abçs,

Alexandre

Alexandre,

O ADempiereLBR atende a legislação brasileira. Toda a parte de cálculo de impostos, geração de Notas Fiscais, etc…

Podem haver necessidades legais de determinados tipos de empresa que ainda não são contemplados, neste caso nós avaliamos o desenvolvimento destes recursos durante o projeto de implantação.

Um abraço,
Eduardo