Pessoal,
Vou expressar aqui minha opinião pessoal sobre porque utilizar o Compiere.
Quando identifiquei o Compiere através de buscas na internet três coisas me deixaram interessado:
- Ser Open Source;
- Existir uma empresa (a Compiere, Inc.) que pode ajudar caso problemas sérios venham a ocorrer;
- O banco de dados Oracle;
Por que estes fatores:
-
Bem o fato de ser Open Source, acho que dispensa comentários…
-
Existir uma empresa, a Compiere, Inc.:
Como fiz minha primeira implantação de Compiere em uma empresa de tamanho razoável, não podia correr risco com relação aos dados e a continuidade do negócio, portanto a Compiere existir como empresa foi fundamental no processo de decisão pelo cliente; -
O banco de dados:
O nome Oracle dispensa comentários, e política de preços para o Standard Edition One é bastante interessante (+/- R$300,00 por usuário) pagos uma única vez;
Considero este valor bastante razoável para fazer parte de um projeto de ERP como o do Compiere;
Agora, com a opção do Express Edition, melhor ainda;
Durante estes dois anos que estive trabalhando com o Compiere, tive a oportunidade de estar pessoalmente com o Jorg em duas oportunidades, fora vários e-mails e conversas por telefone…
A Compiere, Inc. até pouco tempo atrás era basicamente uma empresa de duas pessoas (Jorg e Kathy), e eles precisavam (e ainda precisam…) viver de Compiere.
Por tanto, entendo, e acho justo o fato deles venderem os serviços (suporte, parceira, manuais)
Quanto ao relacionamento deles com a comunidade, nunca tive problemas, mas sempre levei em consideração a falta de tempo deles. Eles eram apenas dois!
Sobre o “sumiço” da Compiere durante este ano:
Acompanhei o processo todo, e acredito que o Jorg passou por um extenso processo para conseguir o investimento do capital de risco, e para isso ele que se dedicar, o que gerou dois problemas:
-
Primeiro, náo sobrou muito tempo para continuar trabalhando no produto;
-
Depois, imagino que ele deve ter assinado “zilhões” de acordos/contratos de confidencialidade que o impediam de comunicar a comunidade o que estava acontecendo;
O que eu vejo para o futuro:
-
A Compiere agora tem dinheiro e tenho certeza que irá criar um mecanismo para receber as contribuições da comunidade;
Anteriormente, não vejo como o Jorg e Kathy dariam conta de gerenciar isso, agora eles estão formando uma equipe para isso; -
O compromisso do Compiere com a comunidade, na minha opinião ficou claro com a adoção da licença GPL;
-
Para projetos de ERP, contar com uma empresa como a Compiere é muito importante, e agora, ainda poder utilizar uma versão gratuita do Oracle, ficou muito melhor.
Por todos estes motivos não procurei outras alternativas e continuo “vestindo a camisa” do Compiere.
Mais uma vez, gostaria de deixar claro que esta é minha opinião pessoal e não tenho nada contra outras alternativas como Adempiere, OpenBravo, etc …
Aliás, acho que tudo isso contribui de forma positiva, pois são todos projetos Open Source e o melhor de cada um sempre poder ser aproveitado.
Um abraço.