Dúvidas básicas antes de começar

Prezados,

Venho acompanhando o fórum pois pretendo implantar o Adempiere na empresa onde trabalho.

Surgiram algumas dúvidas básicas e gostaria da ajuda dos colegas para tentar solucioná-las. Peço desculpas se as questões que coloco abaixo são muito básicas ou se o tópico está na área errada, mas - apesar de ser um profissional de TI com experiência em ERP - sou totalmente leigo no Adempiere.

Bem, as dúvidas são:

1. Vou instalar um servidor Linux (Slackware) para instalar nele o Adempiere. Todas as estações da rede usam o Windows (XP Pro). Como as estações acessarão o Adempiere? O que preciso instalar nas estações?

2. Temos aqui muitas coisas desenvolvidas em Access. É possível fazer o Access conversar com as bases de dados do Adempiere? Sei que o Access pode acessar DB no PostgreSQL mas poderei consultar/atualizar o BD do Adempiere?

3. Havendo a necessidade de novos desenvolvimentos/customizações no Adempiere, como elas podem ser feitas? Qual a linguagem de programação utilizada? Qual seria o perfil do profissional que eu deveria procurar contratar para ser o responsável por este tipo de programação?

Peço desculpas pela mensagem extensa e agradeço pela ajuda dos colegas. Penso em colocar um tópico aqui no fórum assim que eu começar a implantar o Adempiere, de forma a apresentar aos demais um ‘case’ mais ou menos em tempo real.

Obrigado,

Paulo S. Quateli

bom dia Paulo,

Tbem sou novo por aqui, mais bem vindo :slight_smile:

Nao estações você precisa ter basicamente a JRE (Java) instalado.
Para as estações acessar você precisa de o servidor com o jboss rodando. Depois é só acessar o browser colocando o ip e porta que você configurou no servidor.
Você vai ter uma tela onde estará em destaque o acesso pelo web start, ai é só clicar.

Não trabalho com access então acho que o pessoal pode ajudar mais.

Todo o desenvolvimento do ERP é feito em JAVA. Você pode fazer o checkout do código fonte e fazer suas customizações. Aqui mesmo no fórum na parte de desenvolvimento você vai achar material de apoio.
O básico para um profissional trabalhar com o Compiere/Adempiere é conhecer java/J2EE e algum banco de dados relacional.

abraço,

fgiordani,

obrigado pelas respostas, já deram uma ‘luz’. :slight_smile:

Paulo,

sobre as customizações Access, acho que a melhor coisa seria migra-las para dentro do Adempiere mesmo no banco Postgres ou Oracle.

Existe a possibilidade de fazer a comunicação com o Access, porem o tempo que será utilizado para realizar este serviço vc consegue customizar o Adempiere, usando a estrutura do AD

mgrigioni,

o grande problema que tenho aqui é que todas as rotinas de produção foram desenvolvidas em ms-access.
estou tentando implantar o adempiere com o objetivo de no futuro customizar e colocar dentro dele tb estas rotinas, mas o trabalho será extremamente complexo, então pensei em fazer com que inicialmente exista uma troca de informações entre os dois ambientes (adempiere e acces).

estou terminando a instalação do adempiere e em seguida verei o que é possível fazer.

obrigado,