Estou com algumas dúvidas a respeito de uma parte de alguns processos…
Eu já li e testei algumas situações para Pedido de Vendas. Então no Adempiere existem estes tipos de documentos de vendas:
(Proposal) Proposta: oferta não vinculativa, que podem ser convertidas manualmente para qualquer outro tipo de documento de vendas.
(Quotation) Cotação: Oferta de vinculação, o que automaticamente reserva estoque e pode ser convertido para qualquer outro tipo de documento de vendas.
(Standard Order) Confirmação de Pedido-Manual: Lote derivados, o que automaticamente reserva estoque. Remessas e faturas podem ser geradas manualmente.
(Warehous Order) Confirmação de Pedido-Almoxarifado: Os bens são entregues com uma nota de entrega. Este tipo gera automaticamente um envio ou uma nota de entrega. Você pode criar a fatura manualmente.
(On Credit Order) Confirmação de Pedido-Automatico: As mercadorias são entregues com uma fatura. Este tipo gera automaticamente uma expedição e uma factura. Uma vez que as mercadorias são pagas para você digitar o pagamento manualmente.
(POS Order) Confirmação de Pedido-Flexivel: Este tipo de documento é mais flexível. As mercadorias são entregues com uma factura e, opcionalmente, pagos. O prazo de pagamento também pode ser por conta. Este tipo gera automaticamente o envio, e fatura e, dependendo das condições de pagamento de um pagamento.
(PrePay Order) Pedido com pagamento antecipado: a factura é paga antes que os itens sejam enviados. O pagamento pode ser feito diretamente na Ordem ou a ordem pode estar ligado a um pagamento. Após o pagamento é feito a nota fiscal e expedição são gerados automaticamente.
Eu testei o On Credit Order (que eu chamei de Confirmação de Pedido-Automatico), e gerou entrega de material, fatura, etc…
E também com a parte de Avaliação de crédito, onde o Adempiere tem:
Estado de crédito
Este campo é utilizado em conjunto com o saldo em aberto e limite de crédito no guia do cliente.
Pode ser um dos seguintes valores:
* Sem verificação de crédito - Similar acrédito ilimitado.
* Crédito OK - Gerenciamento de credito está ativo.
* Observar crédito - definido pelo sistema. Gerenciamento de Crédito fica ativo e o saldo em aberto é > 90% do limite de crédito.
* Segurar crédito - definido pelo sistema. Gerenciamento de Crédito está ativo e o saldo em aberto é baseado no limite de crédito.
Isso impede este cliente de receber remessas, Acessando Ativos ou completar Pedidos.
* Cancelar crédito - Definir manualmente. Ele tem as mesmas restrições de “segurar crédito” e também evita faturas de ser “Completadas”.
ok, testei e vi que Sem verificação de crédito/Crédito OK/Cancelar crédito são fáceis de entender e funcionam, mas estes: Observar crédito e Segurar crédito não consegui testar/vizualizar o funcionamento.
Eu achava que eles tinham alguma relação com os papéis do usuários e workflow, tipo, depois do limite somente algum usuário ADMIN poderia liberar e pedido ou algo assim, mas não achei nada disto.
Tem algo assim no sistema??? Para que servem estes 2 estados de créditos???
Seguindo o processo, em relação ao faturamento, o Adempiere tem:
Agenda de Faturamento:
Significa que a fatura será gerada de acordo com o calendário configurado na fatura do cliente (uma vez por mês, toda semana, etc.) Esta opção é útil se houver transferência múltipla e você só enviar uma fatura por data.
Eu quero que ele gere a fatura apenas 1 vez por semana (para 1 determinado cliente), como sugere mesmo:
Toda 2 feira ele gera as faturas dos pedidos feitos até 6 feira…
Por exemplo, eu fiz 5 pedidos na semana (1 por dia, com vencimento variável). Na 2 feira ele vai gerar 1 fatura de tudo??? e que regra de pagamento ele pega???
e que tipo de documento devo usar, o Warehous Order??? com esse tipo ele gera a NF??? assim que funciona???
Aí entra ou dúvida também, e as duplicatas??? Porque por exemplo, condição de pagamento 30 dias, ele não gera uma programação de pagamento, e sim a Fatura. E é esta fatura que será gerado o boleto??? E a geração deste boleto, como é feita, ele imprime ??? tem como gerar um arquivo texto no padrão para envio ao banco onde ele é impresso???
Bom, acho consegui me fazer entender, e agradeço a ajuda…
abraços
RicoTr