Módulo Financeiro

Olá…

Estou analisando o módulo financeiro do Compiere e tenho algumas dúvidas…

Vocês controlam o contas a pagar/receber através do parcelamento? Pois na janela de fatura tem uma guia para as parcelas (table C_INVOICEPAYSCHEDULE), mas parece que o Compiere não efetua a baixa por parcela, estou certo? E essa baixa por parcela teoricamente deveria ficar associada a um lançamento no Caixa ou no Banco, penso eu…

E com relação ao Caixa/Banco, como vcs fazem o lançamento de débitos e créditos, apurando o saldo, uma vez que o Compiere não tem um cadastro de históricos de lançamentos?

Obrigado!

Emerson,

A baixa dos pagamentos é feita pela parcela. Quando você cria uma pagmento vinculado a uma fatura o sistema gera uma alocação “amarrando” os dois.

Quanto aos lançamentos de suas movimentações bancárias, eles serão feitos na janela “Bank Statement”

Um abraço,
Eduardo.

Oi, Eduardo…

Mas o pagamento, pelo que eu vi, está associado ao banco, não é? É possível fazer um pagamento lançando no Diário de Caixa e gerando a alocação? Pois eu tenho algumas situações, como recebimento de crediário, por exemplo, cujo recebimento é efetuado no Caixa…

Sobre o lançamento de débitos e créditos, tanto no Caixa como no Banco, eu tenho que lançar com valores positivos e negativos para que o sistema componha o saldo final? Ou teria que customizar criando operações de “Crédito” e “Débito” para isso?

Emerson,

Existe uma janela específica para lançamentos direto no caixa (Cash Journal). Vale a pena analisar esta funcionalidade com carinho, pois ela é bem flexível.

Você seleciona um código de despesa e/ou fatura e o pagamento e/ou recebimento é lançado direto na sua conta de caixa.

Quanto ao pagamento feito através da janela Payment, se você selecionar qual fatura esta sendo paga (campo Invoice) a alocação é gerada automaticamente.

Quando você completa este documento (Payment) o sistema baixa o seu Contas a Pagar (ou Receber) e faz um lançamento em uma conta transitória

Depois para “zerar” o lançamento desta conta transitória com a sua conta banco, isso é feito através da Janela Bank Statement.

Faça o seguinte fluxo para ver esse processo todo:

1 - Crie um fatura fornecedor de qualquer valor para o Joe Block no Garden World

2 - Faça um pagamento selecionando esta fatura

3 - Crie um documento no Bank Statement com o mesmo banco e data que você selecionou na janela Payment

Quando você criar as linhas do Bank Statement o sistema irá automaticamente trazer este pagamento, já fazendo assim sua conciliação bancária.

Um abraço,
Eduardo.

Eduardo

Estou realizando o processo de pagamento/extrato bancário como vc explicou…

Agora estou verificando a janela do Caixa, e provavelmente terei que fazer algumas modificações.

Grato pela ajuda!