Movimentação de Estoque

Bom Dia,

Não sei com exatidão quais são os procedimentos do sistema que geram movimentação no estoque, sendo assim vou explicar o meu problema sem muita consciência desse assunto: Possuo um serviço na minha loja que é a recarga de cartucho, no caso dos cartuchos a jato de tinta, os insumos consumidos por este serviço são: caixa de acrílico, etiqueta para caixa, etiqueta para cartucho, clip, nomix, bolsa plástica, tinta, página de teste e a mão-de-obra, com exceção da mão-de-obra todos esses insumos são comprados e eu os cadastrei no sistema como ítens que geram estoque para ter o controle de quanto eu tenho disponível, quando vi que no adempiere existe esse recurso chamado LDM (Lista de Materiais), achei fantástico, pois dessa forma eu poderia criar uma LDM que seria o serviço de recarga, e que na lista conteria todos insumos que já descrevi acima com seus respectivos preços que somados iriam totalizar o preço do serviço de recarga de cartucho, e que na minha concepção quando eu lancasse esse serviço num pedido de venda ou PDV o sistema daria baixa no estoque desses itens da LDM,então me lembrei que no sistema da empresa aonde eu trabalhava quando iamos no almoxarifado apanhar algum material levavamos uma “requisição de materiais ao almoxarifado” e que este documento já dava a baixa no estoque, então ai vão as minhas dúvidas: no adempiere existe essa “requisição de materiais ao almoxarifado”? se existe em que momento o adempiere da baixa no estoque? na “requisição de materiais ao almoxarifado” ou na hora da venda? quais são os procedimentos do sistema que geram movimentação no estoque?

Desde já muito obrigado e parabens pela tão valorosa ajuda e de altíssima qualidade que vocês tem dado a comunidade.

Atc.,
Luiz Gonzaga

A forma que eu conheço…

Vc tem cadastrado um produto acabado (Cartucho Recaregado) e ele possui uma LDM. Perfeito

Quando vc faz uma venda, vc faz a venda deste produto e é baixado o estoque deste produto, ou seja, na venda ele vai falar para vc c tem ou não este PA no estoque.

Caso não haja, vc deve abrir uma ordem de produção deste PA, e dai ele vai gerar as “necessidades” para vc, importante, ele vai apenas colocar as quantidades d acordo com a sua LDM, e vc pode fazer os ajustes manualmente, mas ele não te avisa, se tem ou não as materias primas no estoque. Assim, q vc completar a produção, ele baixa os itens da lista do estoque, e lança o PA no estoque.

sds, Mario

Olá Mário,

Ok, entendi, também tenho este PA (Cartucho Remanufaturado) no meu cadastro e vou fazer exatamente da forma que vc explicou, mais tenho outras dúvidas:

1ª - Como você está usando o PA como exemplo, desejo saber se no caso da recarga de cartucho que é cadastrado como um serviço e não como um item, se ele também será tratado pelo sistema como o PA Cartucho Remanufaturado, isto é, se o estoque também será atualizado da mesma forma.

2ª Dúvida - Como no Cadastro da LDM existe a opção de dizer que aquele produto que compõe a mesma e padrão ou opcional, fiquei me perguntando se existe algum recurso no sistema que me permitisse na hora da venda informar ao mesmo quais produtos e quantidades foram realmente usados na LDM, estou simplesmente supondo, porque no meu caso tanto o PA (Cartucho Remanufaturado) quanto o Serviço (Recarga de Cartucho) posso usar mais de um tipo de tinta e quantidades diferentes, resumindo minha LDM e meio variável em relação a alguns itens, só outros que são constantes.

Desde já muito obrigado, Um forte abraço!

Luiz Gonzaga