Prezados, como vai?
Estou implantando a parte de NF-e em uma distribuidora, e vou precisar gerar na nota:
- Peso total Bruto
- Peso total Liquido
- Qtd de volumes
- Especie do volume
Verifiquei no source que isso nao esta implantado, e tambem nao encontrei nenhum material sobre isso.
Alguem tem sugestao de como desenvolver?
Em relacao aos pesos, pensei no seguinte: utilizo o atual campo Peso, na tela Produto, como sendo peso liquido, e crio um novo campo para o peso bruto. Ao gerar a nf, basta somar.
Em relacao aos volumes a coisa complica um pouco na minha situacao, ja que a quantidade de volumes que deve constar na nf nao eh a quantidade de itens faturados. A minha expedicao embala alguns itens em caixas c/ x unidades… ex: cxs c/ 24 potes de produtos diferentes misturados. E as transportadoras terceirizadas que vem fazer a coleta exigem a quantidade impressa na nf em cxs.
O atual campo Volume, na tela Produto, me parece que foi originalmente criado com o objetivo de registrar unidades cubicas. Apesar de ser possivel definir na tela Empresa uma unidade qualquer para o Volume, acredito ser melhor deixar esse campo como esta, caso alguem utilize algum sistema proprietario de WMS que use essa informacao.
Penso entao em criar um outro campo de Volume, e ao registrar um novo produto, coloco neste novo campo o valor 0,0042 (1 / 24). Crio tambem um flag indicando que o produto sera unitizado. E um terceiro campo com a capacidade de produtos na embalagem unitizadora. Entao ao gerar a nf, se a flag for true, soma os produtos que possuem a mesma capacidade unitizadora… o problema dessa abordagem eh que por exemplo se eu tiver cxs c/ 24 e com 12 potes a coisa complica mais. E se eu tiver alguns potes que nao podem ser embalados na mesma caixa que outros potes a coisa complica mais ainda. Talvez entao eu poderia criar 2 telas: Tipo de Embalagem Unitizadora (ex: potes de alimentos e potes de produtos de limpeza) e outra Embalagem Unitizadora (onde cadastro uma embalagem com x qtd de potes e o informo o Tipo de Embalagem). Na tela Produto entao eu apenas deixo 2 campos: o flag indicando que o produto sera unitizado e um list com o tipo de embalagem…
Sera que ao inves disso tudo eu poderia utilizar atributos?
Nao sei se viajei demais nisso, e se alguem tiver uma solucao melhor… pretendo contribuir com esse codigo para o lbr.
Obrigado.