Pessoal estava dando uma olhada no plano de contas que vem com o LBR.
Ele está muito desatualizado. A bem pouco tempo o Brasil passou por uma reforma que alinhou nossa contabilidade, ou boa parte dela, com as normas do IFRS (normas internacionais de contabilidade) e alterou muitas coisas, inclusive o plano de contas.
Nota-se q no plano de contas do AccountingBR.xls estão muito desatualizadas e as do AccountingBR-SPED.xls inconsistentes.
A lei em questão é a 11.638/07.
Tem umas explicações aqui: www.portaldecontabilidade.com.br/guia/e … alanco.htm
Gostaria de saber se alguém já fez essas atualizações no balanço. Se não eu mesmo posso faze-las e disponibiliza-las aqui. Porém precisamos ver a forma de contabilização das mesmas. Se vaio influir na classes do Java e as regras de negócio.
Um exemplo clássico é a divisão do ATIVO em apenas 2 grandes grupos: Ativo circulante e ativo não circulante.
Para que as empresas, principalmente as optantes do Lucro Real, estejam alinhas com o fisco e com as normas internacionais é de grande importância a padronização dessas contas.
Plano de contas
Olá Pedro,
Este plano em questão foi adaptado para o Adempiere em torno de 2005. Acredito que quem usou esse plano de contas acabou ajustando diretamente no Adempiere as novas contas e não devolveu a informação para a planilha. O único cuidado que você precisa ter ao modificá-lo é que algumas contas são obrigatórias para o funcionamento do Adempiere. Dê uma olhada na coluna [Default Account] as contas que tem algum valor preenchido nesta coluna precisam existir no Adempiere, as outras podem ser apagadas se for necessário.
Att.
Olá Pedro,
Gostaria de me juntar a você nesta atualização do plano de contas, pois estou vendo
alguns problemas em contas para a utilização da fabricação e geração do SPED.
Estou próximo de concluir o livro sobre o ADempiere 360, mas ainda tem muita coisa
faltando sobre a localização Brasil, e esta é uma delas. Além disso estou no aguardo
de informações sobre alguns tópicos que estão incompletos, tais como detalhes de
configuração dos impostos brasileiros e geração do SPED.
Estou fazendo a revisão em alguns capítulos e concluindo o que trata da importação
de dados.
Como o módulo dos impostos e docs fiscais estão mudando, estou no compasso de
espera destes para concluir, pois não vou terminar o livro com atualizações em curso,
pois as possíveis universidades que contactei como patrocinadoras institucionais,
sugerem um livro atualizado, e eu estou de pleno acordo. Se possível quero mostrar
como era, e como ficará, pois serve para quem está com versão anteriores.
Entre em contato comigo sbm2yk at gmail para traçar um plano de trabalho.
Att,
Silvino
Olá
Desculpas pela domora para responder. Eu realmente ando atarefado.
Quanto ao plano de contas a COSIF disponibiliza um referencial para o Brasil. Pode ser encontrada aqui:
cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=padron5
já adaptado para o Sped (que é o menor dos problemas) e para o ECD - Escrituração Contábil Digital (esse sim vai complicar a vida de todo mundo).
A partir de junho deste ano o Sped Pis/Cofins vai ser obrigatório para empresas do Lucro Presumido, já o é em empresas do Lucro Real e logo mais se estenderá para o Simples Nacional (creio eu).
A multa por não fornecer tais dados para o fisco é de 5 mil reais mês em atraso.
Por isso, é necessário atualziar este plano contábil o quanto antes.
Olá a todos,
Tenho a mesma dúvida, atualmente já existe um plano de contas atualizado?
att,