Pessoal, caso alguém utilize a parte de produção, e saiba me dizer como lidar com esta questão:
Produzimos potes contendo 200g de amêndoas. Existem vários tipo de amêndoas, e meu estoque tem cada tipo definido, ex:
- Amêndoa Tipo 1 - Marca A - Cx c/ 10 KG
- Amêndoa Tipo 2 - Marca B - Cx c/ 15 KG
- Amêndoa Tipo 3 - Marca C - Cx c/ 20 KG
- Amêndoa Tipo 4 - Marca D - Cx c/ 25 KG
Ao produzir os potes, utilizamos qualquer um dos tipos, dependendo da disponibilidade em estoque. Minha dúvida é, o que é melhor?
- Não controlar o estoque por tipo, marca e peso da cx. Utilizar apenas um produto amêndoa genérico (UDM->kg) e incluir esse produto na LDM do pote. O problema é que também revendemos a amêndoa a granel (da mesma forma que compramos, sem produção) e na venda (nf) deve constar o tipo/marca/peso da cx.
- Alterar a LDM do pote sempre que eu alterar o tipo e a marca da amêndoa. Nesse caso, como lidar quando a qtd disponível de um tipo é insuficiente para Ordem de Produção (lote mínimo), o que me força a converter um produto em outro (cambalacho através de um Pedido de Venda + Pedido de Compra para um Parceiro de Negócios fictício) e logo em seguida alterar a LDM do pote. Ou quem sabe existe uma maneira de inserir todos os tipos de amêndoa na LDM do pote, e o sistema automaticamente (ou manualmente) pega a que tiver estoque disponível, ou mais de um tipo caso o estoque de apenas um seja baixo para a Ordem de Produção.
- Manter os tipos de amêndoa que trabalho e mais um tipo genérico. Antes de enviar para produção, utilizo o cambalacho acima para converter um tipo específico no genérico, e na LDM mantenho sempre a amêndoa genérica.
Ou quem sabe existe uma outra forma melhor que desconheço?
Obrigado