Tipo de Documento

Olá, pessoal…

Uma dúvida sobre o cadastro de Tipos de Documentos…

Quando se cria uma empresa no Compiere, ele automaticamente cria vários Tipos de Documentos: Allocation, AR Invoice, AP Invoice, Cash Journal, Physical Inventory, Production, etc…

Eu olhei em várias janelas do sistema e verifiquei quais utilizam determinados Tipos de Documentos, como nas Ordens, Faturas, Recebimentos, Entregas, Inventário, etc…

Porém existem alguns Tipos que não constam em janelas, como Cash Journal, Bank Statement, Production, Allocation, entre outros… Pelo que eu verifiquei fazendo uma busca no código fonte, é usado o campo DocBaseType referente a estes Tipos, aparentemente para fins contábeis…

Minha pergunta: se eu excluir estes Tipos não utilizados em janelas, causaria algum problema para o funcionamento do sistema? Meu objetivo seria “enxugar” este cadastro para deixar apenas as informações necessárias para as janelas e causar menos confusão para o usuário no momento da definição dos Tipos de Documentos que serão utilizados na empresa…

Obrigado!

Emerson,

Todos estes documentos citados por você são utilizados no sistema. Apagá-los irá trazer “sintomas” indesejados…

Vamos a um breve descritivo:

Allocation: Faz o vinculo entre o pagamento ou o recebimento com a fatura. É o documento que diz qual fatura foi paga.

AR Invoice/AP Invoice: Esta é a fatura propriamente dita, esse é o documento que gera a informação para o seu contas a receber ou contas a pagar.

Cash Journal: Documento que faz o controle do seu diário de caixa, ou seja, todas as transações feitas em dinheiro.

Physical Inventory: Documento utilizado quando você faz ajustes de inventário ou baixa de materiais via uma requisição interna.

Production: Documento utilizado pelas Ordens de Producão

Bank Statement: Documento utilizado em sua conciliação bancária

Como uma informação geral: Todos estes documentos tem suas respectivas janelas que permitem criação manual.

Um abraço,
Eduardo

Eduardo…

Eu fiquei com essa dúvida pois olhei também no banco de dados e verifiquei as tabelas, por exemplo, C_CASH, C_CASHLINE, C_BANKSTATEMENT, C_BANKSTATEMENTLINE, M_PRODUCTION, M_PRODUCTIONLINE…

Nestas tabelas não constam os campos C_DOCTYPE_ID ou C_DOCTYPETARGET_ID, daí minha pergunta…

Mas vc tem razão… acho que quanto menos mexer nessa parte do Compiere melhor, não é mesmo?

Grato pela ajuda!

Emerson,

Tanto o Compiere quanto o Adempiere são sistema integrados “de verdade”, o que eu quero dizer com isso, não são módulos que podem ser ativados/desativados.

Por exemplo, mesmo que você não use a Contabilidade do sistema, ela vai estar lá recebendo dados.

Então, realmente a melhor coisa é não mexer nesses recursos do sistema para manter sua consistência e confiabilidade, e também acho legal manter em mente que talvez você não utilize um determinado recurso do sistema hoje, mas amanhã, pode ser que passe a ser interessante e você passe a utilizá-lo.

Um abraço,
Eduardo.