Uso de memória

Pessoal

Alguém tem percebido uso de memória excessivo no Adempiere?

Usando:

$ java -version java version "1.6.0_07" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_07-b06-153) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 1.6.0_07-b06-57, mixed mode)

Achei meio exagerado, no Compiere não passa de 200 MB. É pra ser isso mesmo?

Obrigado

gmichels,

Aqui no meu sistema com 1 janela e 1 relatório aberto a memória fica em torno de 220 MB.

Estou usando a mesma versão do java.

Abraço.
Ricardo

Aqui no inicio, assim que abro o Adempiere, até que fica nesses 200 MB, mas depois de uns minutos usando, a coisa salta pra valores que nem esse acima.

Alguém tem esse comportamento?

Por ser um sistema baseado em Java, acho que não se espera por menos.

Mesmo assim… ele para nesses 600 MB acredito que por causa do limite de 512 MB da VM, mas a máquina fica uma carroça, tudo fica lento depois de alguns minutos de utilização.

Saiu o Java 6_13 pra Mac OS X, mas não vou atualizar por causa do bug das janelas, que só agora foi corrigido no trunk do Adempiere, então pelo jeito vou ter que conviver com esse uso de memória.

Michels,

Estou com dois clients do ADempiere abertos e sendo utilizados já faz +/- 4 horas e fui monitorando o consumo de memória, fica sempre ~200MB por client …

Isso bate com a informação que o Ricardo havia passado, acredito que tenha algo estranho em seu ambiente para o cliente estar consumindo esses 600MB.

Um possível problema que posso imaginar é o seu customization.jar … Qual o tamanho do seu arquivo customization.jar?

Um abraço,
Eduardo.

Meu customization.jar tem 10.8 MB. Não faço idéia se isso é muito ou pouco…

Mesmo assim, tá estranho, muito estranho… pensei na hipótese da customização influenciar, mas tanto assim a ponto de estourar o uso de memória? Vou tentar usar um pouco o client sem abrir janelas que eu tenha feito customizações pra tentar ver se descubro algo.

Aparentemente seu customization.jar está normal …

O padrão do LBR tem ~8MB, com suas customizações este tamanho aumenta um pouco

Fiz uns testes aqui e pelo que pude perceber, esse uso de memória excessivo acontece pois eu trabalho com muitas janelas diferentes (não simultaneamente)… a cada janela que eu abro ela fica em cache, e esse cache não é liberado, mesmo depois da janela fechada. Daí vai indo até chegar no limite da VM, que deve ser os 500 MB.

1 - abertura do client

2 - janela Produto aberta

3 - um produto cadastrado

4 - outro produto cadastrado

5 - janela Pedido de Compra aberta

6 - janela Parceiro aberta

Concordo que o caches dessas janelas fechadas ajudam na hora de reabri-las, mas no meu caso ela atrapalha, pois 500 MB só pro java mata meus 2 GB de RAM, ainda mais com Mail, iCal, Safari e Compiere abertos juntos, e qdo começa o paging de memória virtual, a coisa vai pro saco.

Agora eu me pergunto pq o mesmo não acontece com vcs… existe algum lugar que eu posso desabilitar esse cache de janelas? Ou será que há um limite de uso da VM que vcs setaram em algum lugar? Tem algum lugar onde eu possa definir o -Xmx, pra limitar o uso de memória? Não me importo em esperar 3s pra uma janela reabrir…

Deve ser isso mesmo, eu sempre deixo desabilitado o recurso de cache.

Ferramentas > Preferência > Janelas Cache.

Att.
Ricardo

Desabilitei o cache e acho que ajudou, pero no mucho… pelo menos agora não costuma passar dos 400 MB, não chega mais naqueles 600 e tralala.

Uma coisa que eu notei e que pode bagunçar ainda mais a minha situação é que aparentemente rodando via Eclipse, o consumo de memória é menor. Não faz o menor sentido isso, mas veja só:

A única coisa que eu faço de diferente é na Run Configuration eu ponho -Xms32m -Xmx512m, mas vendo o jnlp que é usado fora do client, os min e max heap size são os mesmos 32 e 512 MB…

Na realidade, só estou tentando descobrir a causa pq vcs falam que não costuma passar de 200 MB aí, e comigo vai quase o dobro, tendo exatamente a mesma configuração de OS, Java, etc? Então alguma coisa errada aqui tem…

Vou fazer mais uns testes aqui, vou gerar um customization e rodar um pouco via client pra ver se o aparentemente é só na aparencia mesmo.

edit: tae o teste…

edit nº 81273817: pelo Eclipse passei dos 500 MB, dá na mesma então, ignorem o aparentemente.