Olá,
Eu também acredito que a melhor maneira é começar novamente. Meu plano é levantas as funcionalidades para ir refazendo tudo, ou quase tudo.
Os problemas que eu gostaria corrigir/melhorar para a versão 3.6.
Integração bancária: Daria para melhorar, a integração atual não trata muito bem os erros. Não é possível ter mais de uma carteira para a mesma conta bancária. Poderíamos mudar a forma atual para o processador de pagamentos do próprio ADempiere e deixar mais aderente e com menos modificações. Manter o registro do CNAB dentro do ADempiere ao invés de gerar um arquivo externo.
Cálculo de Impostos: Modificar a forma atual, pois está muito complicada. Eu cheguei a fazer alguns testes para aproveitar um pouco da estrutura atual, mas contendo apenas uma fórmula, enfim do jeito que está hoje se torna uma tarefa difícil configurar um caso de Substituição Tributária para alguém que está começando com o LBR agora. Esta melhoria inclui uma janela para o cadastro dos convênios entre estados, então é possível colocar exceção de IVA por NCM/Produto em cada estado.
NF-e: Rever os campos usados para na janela NF para ter tudo que precisamos para gerar todos os relatórios fiscais (SPED, SINTEGRA, GIA, Livros, etc…)
Configuração dos Impostos: Corrigir para que a configuração, incluindo CST, Mensagem Legal, etc. funcione com mais de uma Organização. Neste tópico também sugiro a mudança de como está feito para Validator ao invés de Callout, e tudo em uma classe que vai determinar o que deve ser preenchido e não em vários locais.
Também uma mudança interessante seria modificar todas as classes Model do LBR para M + LBR + Nome da Classe, ex: org.adempierelbr.model.MTax para org.adempierelbr.model.MLBRTax. E fazer uma revisão de algumas classes que podem ser eliminadas.
Ai a minha idéia seria aproveitar os scripts para a criação das tabelas e colunas, mas as janelas e os campo teríamos que refazer de certa forma. Teríamos também que separar os scripts para as novas instalações não criar campos desnecessários.
Enfim, até agora pelo que eu me lembro foi isso que eu consegui identificar.
Eu não gostaria de lançar uma nova versão do LBR sem isso corrigido, mas é uma coisa que podemos discutir e ver o que é melhor para a comunidade. Poderia abrir um tópico aqui no fórum para discutirmos isso se for o caso.