Tipos de Documentos X Tipos de Notas Fiscais


#1

Olá, pessoal…

Estou com uma dúvida sobre como associar o tipo de documento de acordo com as várias modalidades de notas fiscais que existem… Exemplos:

  • Nota Fiscal de Compra: [b:d72a1]AP Invoice[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Venda: [b:d72a1]AR Invoice[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Devolução de Venda: [b:d72a1]AP CreditMemo (???)[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Devolução de Compra: [b:d72a1]AR CreditMemo (???)[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Saída para Remessa: b:d72a1[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Saída para Remessa para Conserto: b:d72a1[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Saída para Amostra Grátis: b:d72a1[/b:d72a1]
  • Nota Fiscal de Saída para Transferência: b:d72a1[/b:d72a1]
  • etc…

Como fazer a associação correta com o Tipo de Documento, tendo em vista também a parte contábil ?

Só pra confirmar… As devoluções devem ser associadas ao Tipo de Documento com a Base “CreditMemo” ?

E no caso das saídas, sempre tem que haver um Pedido gerando a Fatura (por causa do estoque)… Então, para emitir uma Nota de Remessa pra Conserto, por exemplo, é necessário criar um “Pedido de Remessa pra Conserto” pra gerar a Nota?

Obrigado!


#2

Emerson,

A idéia é essa mesmo, você sempre precisa do pedido “amarrando” o embarque/expedição e a fatura.

No documento de embarque/expedição será atualizado o estoque e na fatura os impostos e o contas a receber/pagar, se aplicável.

Estes tipos de documentos para gerar essas NFs que você citou exigem modificação das classes padrão do sistema.

Um abraço,
Eduardo Montenegro


#3

Eduardo, obrigado pela resposta…

Você poderia detalhar quais modificações são necessárias e em quais classes para contemplar essas situações de NFs ?

Então eu não posso associar uma Nota Fiscal de Simples Remessa a uma AR Invoice, por exemplo ?

No caso específico da devolução, vc poderia exemplificar como seria o processo e qual o tipo de documento adequado, tanto para entrada como para saída?

Existe alguma documentação a respeito deste Tópico ?

Obrigado novamente !!


Retorno de Material
#4

Emerson,

Seguindo a linha do próprio sistema:

Expedição/Recebimento -> Contabilização do Estoque e CMV/CPV

Se você olhar em org.compiere.acct.Doc_InOut vai encontrar os diversos “else-if” de como o sistema vai processar cada DocBaseType definido no tipo de documento.

Para diferentes contabilizações/regras, em linhas gerais, você precisa definir um novo DocBaseType e um novo “else-if” nesta classe.

Para a Fatura -> Contabilização de Impostos/Contas a Pagar e/ou Receber e Receita de Vendas

Temos o mesmo esquema, basta você olhar a classe Doc_Invoice, dentro do mesmo package: org.compiere.acct

Espero ter ajudado .

Um abraço,
Eduardo Montenegro


#5

Olá, Eduardo…

Estou estudando as classes que vc passou para compreender melhor o processo…

Obrigado pelos esclarecimentos!

Abraço,
Emerson